segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pero de Magalhães Gândavo

Pero de Magalhães Gândavo nasceu em Portugal era especialista em latim e português. Tinha publicados obras literárias e até um tratado de ortografia. Ele veio ao “Brasil” donde permaneceu durante seis anos. Pero de Magalhães foi o primeiro historiador a descobrir o “Brasil” e logo depois relatou sua convivência aqui nessa terra. O seu livro a História da Província de Santa Cruz foi o primeiro publicado por um escritor português o que chama atenção na sua obra é que ele relata o “Brasil” como uma ótima terra ele dizia que a terra de Santa Cruz era melhor que Portugal valorizando assim a imigração para cá.

Era uma obra rica em detalhes, principalmente o capitulo 1, que ele revela assuntos interessantes como os motivos dos vários nomes dessa terra que hoje é Brasil mas que na opinião dele deveria se chamar terra de Santa Cruz. No capitulo 3 eles descreve as capitanias e povoações nessa província cada povoação era comandada por um português rica em detalhes ele mostra a extensão dessas, ele cita somente 8 a que ele julga mais importantes mas existem mais. No capitulo 4 ele relata o governo e o convívio dos índios com os portugueses.

Podemos concluir que a obra de Pero Magalhães Gândavo é bem descritiva e comenta assuntos interessantes e curiosos e deu uma importante contribuição para o descobrimento do “Brasil”.

Paula Regina G. Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário