sexta-feira, 27 de maio de 2011

Os Cronistas do Descobrimento-Pero de Magalhães Gôndavo

O livro Cronista do Descobrimento é uma antologia que trás as impressões em forma de relatos, feitos por vários viajantes, sobre a nova terra, recém-descoberta, registrando todas as emoções que envolviam esse feito.

Dentre os cronistas temos Pero de Magalhães Gôndavo que escreveu a primeira obra historiográfica denominada História da Província de Santa Cruz, que falava exclusivamente do Brasil, tendo um papel incentivador na imaginação sobre o país, pois descrevia suas cidades com condições de vida provincial bem melhores do que as de Portugal.

No seu primeiro capitulo o cronista vem descrever como se deu o descobrimento da província e por que razão que ela passou a se chamar de Santa Cruz e não de Brasil.

Já no seu terceiro capítulo, Gôndavo vem relatar sobre as oito mais importantes capitanias da província; como se portavam os moradores daquele lugar; como se defendiam contra os inimigos; como eram os índios que ali estavam e sobra a dizimação de muitos deles pelos moradores que ali chegaram.

No seu quarto capítulo ele trata sobre a forma de administrar essas províncias, com seus governantes, através da divisão dos poderes no norte e no sul das capitanias, com o melhoramento das edificações, a divisão do trabalho dentro delas e o espírito solidário e cooperativo entre eles.

E assim, podemos resumir os principais capítulos que compõe a “História da Província de Santa Cruz”.

Por: Karla Danielle A. Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário