segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pero de Magalhães Gândavo

Pero de Magalhães Gândavo historiador e criador do primeiro manual ortográfico. Filho de pais flamengos foi o primeiro a escrever sobre o nosso Brasil, na fazenda da Bahia ele foi nomeado provedor-mor onde permaneceu durante cinco anos, ele també foi chamado para participar da transcrição da Torre do Tombo em Lisboa- Portugal.

Ele foi professor de Latim e escreveu dois textos sobre o Brasil ou Província de Santa Cruz, são estes os títulos dos textos: Tratado da Província Brasil e Tratado da Terra Brasil, e publicou esses dois textos em 1576 e um livro cujo o título é: História da Província de Santa Cruz.

Gândavo era amigo de Camões, e este chegou a escrever que o texto do cronista era de estilo claro e de “engenho curioso”. Nas duas obras busca fazer a descrição de tudo quanto viu e aprendeu, deixa-se contagiar pela beleza da natureza e existe inclusive uma certa emoção quando, por exemplo, descreve a morte de um leão marinho (provavelmente) na Capitania de São Vicente em 1564. Não demonstra propriamente simpatia pelo índio, mas se compra em descrever o que nele julga de virtude ou defeito. Parece ser Gândavo o primeiro a construir o ditado do qual se diz a respeito da língua tupi que: “Falta de três letras, não se acha nela, f, nem l, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não têm Fé, nem Lei, nem Rei; e desta maneira vivem desordenadamente ”

Muitos não sabem mas Gândavo foi muito importante para a história do Brasil, por ele ser muito culto e professor de Latim uma das línguas mais difíceis do planeta Terra.


Juliana Miranda Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário