segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pero de Magalhães Gândavo





Pero de Magalhães Gândavo foi um historiador e cronista português do século XVI. E também ele é o primeiro autor da história do Brasil. Este escritor nasceu em Braga de data incerta. Ele trabalhou como professor de Latim e também escreveu o primeiro manual ortográfico da língua portuguesa.

Ele trabalhou também na transcrição da Torre do Tombo, em Lisboa- Portugal, e foi nomeado provedor-mor da Fazenda na Bahia, e permaneceu durante o período de 1565 a 1570 (apenas cinco anos) e provavelmente ele visitou outras régios do nosso Brasil. Ele escreveu dois textos sobre a colônia (Brasil): Tratado da Província Brasil e Tratado da Terra do Brasil, e publica esses dois textos em 1576 em um livro, cujo nome é: História da Província de Santa Cruz.

Essa província de Santa Cruz comumente é chamada de Brasil que também teve outros nomes como Ilha de Vera Cruz, porém ficou mais conhecido Brasil devido a uma madeira de cor avermelhada usada para tingir roupas, cuja cor parecia com brasa daí o nome Brasil.
Neste livro ele publica a suposta existência de um Monstro Marinho que teria aparecido na capitania de São Vicente, que fora morto pelos portugueses da localidade.
Esse monstro era chamado de IPUPIARA que quer dizer Demônio D’água.

Alguns trechos dos dois textos publicados por Gândavo:
"Quizera escrever mais miudamente das particularidades desta província do Brasil, mas porque satisfizesse a todos com brevidade guardei-me de ser comprido; posto que os louvores da terra pedissem outro livro mais copioso e de maior volume, onde se compreendessem por extenso as excelências e diversidades das coisas que ha nela para remedio e por veito dos homens que la forem viver." Tratado da Terra do Brasil

"A causa principal que me obrigou a lançar mão da presente historia, e sair com ela a luz, foi por não haver até gora pessoa que a empreendesse, havendo já setenta e tantos anos que esta Província foi descoberta. A qual historia creio que mais esteve sepultada em tanto silencio, pelo pouco caso que os portugueses fizeram sempre da mesma província, que por faltarem na terra pessoas de engenho, e curiosas que per melhor estilo, e mais copiosamente que eu a escrevessem." História da Província Santa Cruz.
Yonara Yasmim Ferreira Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário